ATM: Sinais de que você tem problemas na articulação do rosto

ATM: Sinais de que você tem problemas na articulação do rosto

Dores, estalos e ruídos indicam problemas na movimentação da mandíbula


Você já ouviu falar em ATM? É a articulação temporomandibular, que liga a mandíbula ao crânio numa região próxima da orelha. Ela é a responsável pelos movimentos de mastigação, bocejo e fala. Por isso é fundamental que esteja em bom funcionamento.

Mas a articulação pode apresentar problemas. Alguns sinais indicam que a ATM não está saudável, e é preciso ficar atenta a elas.

“Qualquer tipo de alteração no movimento da mandíbula pode ser percebida. Se isso acontecer, é preciso procurar um dentista com especialização em bucomaxilo, que poderá realizar uma avaliação sobre o problema”, afirma a Dra. Adriana Vieira Barbosa, coordenadora técnica da Scalla Odonto, que tem unidades em Taubaté e Pindamonhangaba.

SINAIS

O paciente que tem problemas de ATM sente que a mandíbula “salta” para fora. Em determinados movimentos, sente um estalido, que pode até travar a abertura da boca.

Dores insistentes nas têmporas e durante os movimentos na mandíbula também indicam que a região do rosto está com alteração.

SINTOMAS

Dores de cabeça semelhantes a enxaqueca, no pescoço, nas costas e no ouvido são alguns indicativos de alterações no funcionamento da ATM.

Pressão atrás dos olhos, perturbações visuais, vertigens e zumbidos são outros sintomas que podem ter origem na DTM (Disfunção da Articulação na Mandíbula). Estresse e ansiedade podem agravar a situação.

MAIS PROBLEMAS

Quando há dificuldade ao abrir ou fechar a boca, flacidez dos músculos da mandíbula e mudança no encaixe dos dentes superiores e inferiores é preciso procurar um ortodontista.

DIAGNÓSTICO

O dentista poderá realizar exame físico para avaliar os movimentos da mandíbula, os ruídos articulares e o desajuste na articulação. Também são feitas radiografias, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para constatar o grau do problema.

TRATAMENTO

Os cuidados a serem tomados serão indicados pelo profissional conforme a constatação do problema. “O diagnóstico deverá ser preciso para que seja indicado a melhor forma de se encontrar uma solução para o mal funcionamento da ATM”, afirma a Dr. Adriana.

Caso sejam constatados que as dores tem origem em problemas dentais serão definidos tratamentos que passam da ortodontia, reabilitação oral e implantodontia.

Também poderão ser indicados o uso de medicamentos e realização de fisioterapia, massagens e uso de equipamentos, como ultra-som, e até a realização de cirurgia.

O botox também é um grande auxiliar no tratamento destas disfunções e pode ser indicado. A aplicação da substância reduz a potência do apartamento dentário e acaba com as dores no local.

Scalla – Centro Odontológico

Há mais de 10 anos construindo uma história de sucesso, a Scalla oferece um serviço qualificado. O centro busca a felicidade e autoestima de cada paciente, oferecendo atendimentos totalmente personalizados.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, no Centro – Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega – Telefone: 3643-1008.

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

Fechar menu