O que significa Coroa dentro da odontologia?

O que significa Coroa dentro da odontologia?

” O principal benefício físico de um tratamento odontológico com a coroa dentária é você repor a estrutura do dente que foi perdido.
A mastigação, a escovação, a manutenção de uma saúde gengival, tudo isso influencia o benefício que essa reposição da coroa vai fazer com o paciente “
(Dr. Denis Tognolli. – Protesista – Scalla Odonto)

O que são Coroas Protéticas Dentárias?
Quando ouvimos a palavra “Coroa”, vem a nossa cabeça as coroas dos reis e rainhas ou até mesmo pessoas da melhor idade.

Dentro da odontologia a palavra COROA se refere a um procedimento odontológico que restabelece e repõe dentes que foram muito destruídos.

Como saber se você precisa deste tratamento?
O indicado é consultar o profissional dentista e este fará uma avaliação para saber o quanto de estrutura dentária foi perdida e a partir daí se opta ou não pela realização da coroa protética dentária.

Existe uma idade recomendada?
Não. Vai depender muito da avaliação do dentista sobre o quanto de estrutura dentária foi perdida.

Em quais casos as coroas são recomendadas?
As coroas protéticas são recomendadas em casos em que o paciente teve uma perda muito grande de estrutura dentária.
As coroas podem ser feitas em dentes que foram tratados canais ou em dentes que não tem o tratamento de canal, devido a algum restabelecimento de estética ou de formato do dente.

Como é o processo de instalação da coroa?
Após o preparo dentário são realizadas algumas moldagens e estas são enviadas para o técnico de prótese dentária, que irá confeccionar a coroa de acordo com o material estabelecido pelo dentista.
Após a prova e ajustes necessários as coroas são cimentadas sobre os dentes, restabelecendo a função da mastigação e oclusão do paciente.

Instalação da Coroa Protética Dentária

Por quanto tempo tem que ser usada?
Após a instalação da coroa o paciente deve realizar a manutenção semestral conforme as limpezas que forem solicitadas pelos dentistas e a manutenção diária com o uso do fio dental e a escova de dente.
Como são tratamentos que repõe o dente, eles são a longo prazo então a durabilidade dela é muito grande.

De quais materiais são feitas as Coroas?
Elas podem ser feitas de vários materiais:
– total metálica;
– resina;
– porcelana pura;
– metalo cerâmica.
O que vai influenciar na indicação de cada coroa é a avaliação do profissional, em relação a mordida e em relação a estética do paciente.

Higienização
A higienização das coroas protéticas são realizadas normalmente, como um dente natural, o uso de fio dental a escova e alguns anticépticos como parte do dia-a-dia além das consultas de limpezas semestrais ou anuais conforme a avaliação do dentista.

O que o paciente ganha ao fazer este tratamento?
No quesito emocional, principalmente quando se trata de dentes anteriores, os dentes da frente, este tratamento vai dar uma segurança para o paciente sorrir, até mesmo mastigar.
O paciente sentir que pode dar um sorriso e não ter aquela insegurança de algum dente acabar quebrando ou mesmo a ausência prejudicar o seu psicológico.
Então o tratamento odontológico com a coroa repõe tanto fisicamente o dente, como restabelece a parte emocional do paciente.

Quer saber mais? Clique abaixo e saiba mais…

Fechar menu