Dentes do siso: cuidados para um sorriso sadio

Dentes do siso: cuidados para um sorriso sadio

Scalla Odonto explica todos os detalhes sobre os cuidados e as formas de tratamento

Uma das grandes preocupações de um paciente é o dente do siso. Também conhecido como terceiro molar, é o último da arcada dentária. E o nascimento deles pode trazer problemas para a saúde bucal.

“A maior parte das pessoas têm algum tipo de problema ocasionado pelo dente do siso. Por isso, é importante ser consultado por um dentista, que irá avaliar a situação e o que deve ser feito”, afirma a dentista Adriana Barbosa Vieira, responsável técnica da Scalla Odonto, clínica odontológica com unidades em Taubaté e Pindamonhangaba.

Os “dentes do juízo”, como são conhecidos os sisos, nascem normalmente entre os 16 e 20 anos. Mas dependendo da posição e da localização deles na arcada, pode ser necessário o tratamento odontológico. Abaixo, alguns dos motivos que podem levar à intervenção odontológica.

FALTA DE ESPAÇO

Pelo fato de serem os últimos a nascer, os dentes do siso vão buscar algum espaço para se acomodarem. E isso significa que podem ficar presos no interior da gengiva e empurrar outros dentes. Também podem ficar retidos no osso quando estes estiverem em posição horizontal.

NASCEM TORTOS

Os dentes do siso podem nascer parcialmente ou mal posicionados. Isso pode levar ao apinhamento e dificultar a limpeza, condição que facilita o surgimento da cárie, seja no próprio dente ou no adjacente a ele.

ATRAPALHAM O ALINHAMENTO

Pacientes que buscam tratamento ortodôntico para alinhamento dos dentes precisam extrair os sisos. Isso é importante para que os dentes vizinhos não fiquem desalinhados e não atrapalhem a movimentação com o uso dos aparelhos.

NÃO ATRAPALHA A FALA

Muitas pessoas imaginam que o siso pode atrapalhar a fala e a respiração, mas isso não acontece. O nascimento dos dentes não tem nenhuma ligação com as cordas vocais e nem com o canal respiratório.

AFETA O MOVIMENTO DA BOCA

O siso pode causar inflamação na gengiva devido a grande força da erupção do dente, o que afeta a região onde está. “Dependendo da situação, o movimento de abertura da boca fica mais difícil”, afirma a Dra. Adriana Vieira Barbosa.

CIRURGIA

Após avaliação através de consulta odontológica e de imagens de radiografia, a operação é definida por um cirurgião-dentista, com indicação de remédios e cuidados pré-cirurgia. A retirada dos “dentes do juízo” é bem simples. Aplica-se anestesia local e pode durar até 30 minutos. O paciente é liberado logo em seguida.

A Scalla Odonto possui profissionais capacitados para analisar quais são os procedimentos a serem adotados para a retirada dos dentes do siso com segurança e qualidade.

Scalla – Centro Odontológico

Há mais de 10 anos construindo uma história de sucesso, a Scalla oferece um serviço qualificado. O centro busca a felicidade e autoestima de cada paciente, oferecendo atendimentos totalmente personalizados.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, no Centro – Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega – Telefone: 3643-1008.

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

Fechar menu