Mamadeiras e chupetas podem atrapalhar dentes das crianças

Mamadeiras e chupetas podem atrapalhar dentes das crianças

Pais devem ficar atentos com os efeitos dos objetos na dentição dos filhos

Bebês costumam usar chupetas e mamadeiras. Para os pais, a sucção desses objetos é uma forma de acalmar os filhos. Mas o seu uso pode influenciar diretamente no desenvolvimento dos dentes.

“É preciso que os pais tenham muito cuidado em acostumar as crianças a usarem chupeta de forma prolongada, pois isso pode causar problemas no bom desenvolvimento dos ossos da face das crianças”, afirma a Dra. Adriana Vieira Barbosa, dentista e responsável técnica da Scalla Odonto, com clínicas em Taubaté e Pindamonhangaba.

EFEITOS

A sucção da chupeta altera os músculos periorais e reduz a influência da língua no desenvolvimento dos ossos da face, resultando na  diminuição do espaço para o nascimento dos dentes. Isso causará o “apinhamento” dos dentes anteriores.

“A chupeta entre os dentes superiores e inferiores pode interferir no crescimento da região, impedindo o toque das duas partes, o que pode ocasionar a mordida aberta”, alerta Adriana Vieira Barbosa.

Muitas crianças também têm o hábito de chupar(em) o dedo. E esse hábito deletério deve ser retirado quando os dentes começarem a crescer, já que a sucção pode estimular a má formação da arcada dentária.

ACOMPANHAMENTO

A saúde bucal dos pequenos deve ser preocupação dos pais desde os primeiros anos de vida. Por isso é fundamental acompanhar o crescimento dos dentes, com a orientação de um dentista capacitado.

“É preciso acompanhar o crescimento dos dentes  e face ,para perceber qualquer tipo de alteração que pode prejudicar o desenvolvimento da dentição. Diante disso é fundamental que os pais levem as crianças ao dentista regularmente”, afirma a Dra. Adriana Vieira.

Scalla – Centro Odontológico

Há mais de 10 anos construindo uma história de sucesso, a Scalla oferece um serviço qualificado. O centro busca a felicidade e autoestima de cada paciente, oferecendo atendimentos totalmente personalizados.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, no Centro – Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega – Telefone: 3643-1008.

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

Fechar menu