Medo de dentista?

Medo de dentista?

Medo de dentista ou de um tratamento dentário é muito mais comum do que se imagina

Confira o artigo de Adela Sens de Santi, psicóloga de Taubaté, que conta todos os detalhes sobre essa fobia.

Medo de dentistas ou de um tratamento dentário é muito mais comum do que se imagina. É uma fobia que pode acometer tanto crianças quanto adultos. Ela se manifesta porque muitas vezes o tratamento dentário pode ser doloroso numa grande parte das vezes e também por ele fazer uso de materiais que geram desconforto, tais como agulhas, aparelhos de perfuração, substâncias com odores fortes, aparelhos que fazem ruídos. A própria cadeira reclinável também favorece o aparecimento de uma sensação de insegurança para os pacientes, pois a postura exigida faz com que a pessoa se submeta às manobras do dentista. Experiências desagradáveis vividas anteriormente em consultório podem instalar algum tipo de trauma que dificulte ainda mais o enfrentamento de um tratamento dentário.

Mesmo existindo um índice alto de fobias por tratamentos odontológicos, na minha experiência profissional as aversões geralmente aparecem como uma queixa secundária e dificilmente como queixa primária. Ou seja, raramente um paciente me procura exclusivamente para se livrar do medo de um tratamento. Pode ocorrer de esta questão ser resolvida ou ser trabalhada em meu consultório no decorrer de um período tempo entre sessões. Acredito que essas fobias muitas vezes são superadas pelos próprios pacientes por não suportarem os sintomas da dor de um dente e assim enfrentarem seus medos buscando diretamente ajuda odontológica.

Uma forma de ajudar a amenizar estes desconfortos seria encontrar ambientes de consultórios odontológicos mais agradáveis, por exemplo, utilizando músicas, cores e mobiliários aconchegantes e tranquilizadores, bem como explicar aos pacientes os procedimentos a serem realizados ou utilizar “bolas de estresse”, que ajudam a manter a atenção do paciente no objeto e no movimento com a intenção de aliviar sua ansiedade.

A presença de alguém de confiança junto ao paciente pode ajudar no momento da consulta, mas nem sempre é um procedimento possível ou permitido pelo dentista. Cabe aos profissionais adotarem ou não a demanda de seus clientes.

Além destas medidas de praxe e de sugestões de apoio, a relação entre o dentista e seu paciente passa a ser mais confortável e tranquila na medida em que o profissional descreve com segurança a confiabilidade de seus anestésicos em diminuir ao máximo qualquer tipo de dor relativa ao tratamento durante a manipulação. Mesmo com todos estes recursos, ainda existem os casos mais agudos, em que as pessoas, mesmo sentindo dor, não conseguem buscar ajuda de um dentista e se submeter a todos os procedimentos necessários odontológicos. Estas pessoas, mesmo antes de ir ao dentista, já sentem tanto desconforto que muitas vezes preferem conviver com a dor a ficarem com os sintomas desagradáveis, tais como sudorese, náuseas, pânico, vontade de chorar e de sair correndo, entre outros.

Hipnose para trabalhar a origem do medo

Além dos exemplos citados acima, as fobias também podem ser de origem desconhecidas, sem serem conscientes. Nestes casos, a busca de um psicólogo ou de um dentista que trabalhe com hipnose ou EFT podem ajudar bastante. Saiba mais:

  • A hipnose ou hipnoterapia pode ser utilizada como recurso para trabalhar esses desafios. As sessões de hipnose iniciam-se com o uso de técnicas de relaxamento profundo através da respiração. Uma vez relaxado, inicia-se a hipermnésia que faz um caminho de investigação dos seus medos buscando as origens. Em seguida, reprogramamos e redefinimos suas respostas a eles utilizando a técnica de pseudo-orientação de futuro, que ajudam a encontrar novas formas de lidar com suas dificuldades e medos em novas experiências odontológicas.
  • O EFT (Emotional Freedom Techniques) ou Tapping são métodos terapêuticos que, além de trabalharem através da linguagem verbal, operam nos terminais dos meridianos energéticos do nosso corpo. É uma espécie de “acupuntura sem agulhas” – como descrevem alguns instrutores, bastante sintética. Esta técnica é feita por meio de toques com os dedos em determinados pontos do corpo e que cada um pode fazer em si mesmo, de preferência com a orientação de um terapeuta. Ao tocar pontos de meridianos, ao mesmo tempo utilizam-se frases para ajudar perder o medo em questão, reprogramando sensações negativas e traumas supostamente vividos. Todas as sensações auditivas, visuais, olfativas e cenestésicas ligadas às fobias serão trabalhadas com o EFT/Tapping, bem como eventuais crenças e pensamentos negativos. Isso poderá contribuir em recuperações de medos e aversões, podendo ajudar a eliminar os sintomas indesejados que estão impedindo a pessoa de ir ao dentista.
  • A princípio não é possível saber quantas sessões serão necessárias para trabalhar os desafios de cada um. Pode variar muito de um paciente a outro, alguns necessitam de poucas sessões, outros podem precisar de mais algumas.

Como sempre, tudo depende de partes. Uma fobia pode desaparecer em nós de repente sem sabermos por que? É possível. Porém, a melhor estratégia sempre se faz com a participação das pessoas envolvidas, família, amigos, dentista e paciente. Melhor ainda se o paciente tomar consciência de sua força de superação nestes desafios e o dentista estimular esta realização.

Sobre Adela Sens de Santi
Psicóloga Clínica. Trabalha com Hipnose. Atendimento de adolescentes e adultos.
Endereço: Travessa Rafael, 21, 4°andar , sala 43, Taubaté.
Telefones: (12) 99139-6272 e 3629-4628.

Scalla – Centro Odontológico

Há mais de 10 anos construindo uma história de sucesso, a Scalla oferece um serviço qualificado. O centro busca a felicidade e autoestima de cada paciente, oferecendo atendimentos totalmente personalizados.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, no Centro – Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega – Telefone: 3643-1008.

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

Fechar menu