Scalla Odonto na TV Vanguarda: “Estresse pode causar bruxismo”

Scalla Odonto na TV Vanguarda: “Estresse pode causar bruxismo”

Confira a entrevista da dentista Adriana Vieira Barbosa, coordenadora-técnica da Scalla Odonto, com unidades em Taubaté e Pindamonhangaba, sobre bruxismo.

A dentista Bethiza Campos, que coordena a equipe de Ortodontia da Scalla Odonto de Taubaté, foi uma das personagens da matéria.

Confira a matéria que foi veiculada pela TV Vanguarda:

“Tem que administrar trabalho, casa, e estar sempre bem e ser a melhor mãe, ser a melhor profissional, e isso acaba sendo uma carga emocional muito grande”, disse Bethiza Campos, dentista e paciente.

Essa tensão que ela carrega se transformou em um problema de saúde. As dores viraram rotina.

“Eu sinto muitas dores de cabeça, principalmente na região do ouvido. Às vezes a gente tem a sensação de que o ouvido está doendo. Mas na verdade é a musculatura. A gente acorda cansado”.

A Bethiza tem bruxismo. Porque quando alguém fica pressionando ou rangendo os dentes. Com isso vão surgindo vários sintomas.

“É um hábito involuntário. Quando o paciente está trabalhando. Ou muita gente acredita que quando está dormindo. E não é somente assim. No dia a dia, o estresse faz com que a pessoa fique com a musculatura tensionada, os dentes apertando um contra o outro, e isso causa o problema”, afirmou Adriana Vieira Barbosa, dentista da Scalla Odonto.

O tratamento começa com a avaliação de um dentista. Inicialmente a opção mais indicada é colocar uma placa entre os dentes pra evitar o atrito.

”É confeccionado um aparelho de acrílico, transparente e delicado. E esse aparelho é colocado em uma das arcadas. Quando o paciente oclui, o dente não vai ter encostar no outro.”

Como o bruxismo atinge outras áreas do corpo, provocando dores musculares, também é preciso o acompanhamento de um fisioterapeuta para fazer um trabalho funcional.

“O pilates e a fisioterapia convencional entram como um dos recursos. Ele vai promover o alongamento e fortalecimento da musculatura. E com isso promovendo um relaxamento e uma melhora das dores por esse reequilíbrio muscular”, disse a fisioterapeuta Tatiana Andraus.

A Flávia tinha muitas dores nos ombros, braços e de cabeça. E passou por vários médicos especialistas. E só descobriu que tinha bruxismo quando foi a um dentista. Além do tratamento odontológico, ela faz exercícios funcionais e fortalecer a musculatura. Quase sem dor, agora ela consegue sorrir muito mais.

“Está sendo muito bom para mim”, afirmou Flávia Padovani, engenheira civil.

“Em uma escala até 100% da dor, caiu para quanto?”

“Agora estou bem. Reduziu uns 90%. E quero chegar nos 100.”

Além da placa nos dentes e da fisioterapia, outro tratamento utilizado é aplicação de toxina botulínica, o botox, como a gente conhece.

SOBRE A SCALLA ODONTO

Clínica odontológica multidisciplinar com mais de 10 anos de atuação no Vale do Paraíba, a Scalla Odonto, em Taubaté e Pindamonhangaba, tem como objetivo oferecer serviços de qualidade, segurança e conforto aos pacientes, através de atendimento personalizado visando construir relacionamentos de longo prazo. Ela é coordenada pela dentista Adriana Vieira Barbosa.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, Centro. Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega. Telefone: 3643-1008.

Se preferir, agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

 

– WhatsApp no Wikipédia

– Curta o Facebook da Scalla Odonto

– Mais novidades no Instagram da Scalla Odonto

Fechar menu