Você conhece os tipos de aparelho ortodôntico?

Você conhece os tipos de aparelho ortodôntico?

Abaixo alguns aparelhos utilizados pela

  • Aparelho de ortopedia funcional
    São aparelhos feitos para criança que estão em crescimento. Eles são removíveis da boca.
  • Aparelho fixo convencional metálico
    Este tipo de aparelho ortodôntico é o qual nós estamos mais acostumados a ver. Feito de metal, sua estrutura é composta por bandas, fios, braquetes e borrachinhas coloridas.
  • Aparelho fixo auto ligado metálico
    É feito do mesmo material que o aparelho ortodôntico convencional, porém em sua estrutura, não faz o uso da borrachinha para exercer sua função, tornando-o assim, mais modernos, rápidos, higiênicos, anatômicos e confortáveis para a boca.

– Existe um prazo de tratamento para um aparelho auto ligado?
O auto ligado é 40% mais rápido e eficiente do que o aparelho convencional, pois ele se auto liga ao fio do aparelho por meio de uma mola em seu interior e tem a função de abraçar o fio fazendo com que ele não saia. Sendo assim, o paciente sai do consultório com o aparelho ativado desde o primeiro dia de instalação e até seu retorno na próxima consulta de manutenção o aparelho ainda estará fazendo sua função. Ele não perde o efeito.

  • Aparelhos fixo convencional ou auto ligado ESTÉTICO
    Ambos exercem a mesma função que os aparelhos metálicos mencionados acima, porém o modelo estético é feito de materiais transparentes, o que ajuda a manter uma melhor estética. Seus braquetes são feitos de policarbonato, porcelana ou safira que os tornam mais discretos, quase que imperceptíveis proporcionando mais segurança e confiança ao paciente para sorrir. A procura por este modelo vem crescendo e é uma ótima opção para quem precisa cuidar do sorriso sem abrir mão da estética e da aparência.

Com os aparelhos fixos (metálicos ou estéticos) é possível conseguir
movimentos precisos dos dentes, mas exige um cuidado maior
do paciente para com a sua higienização.

  • Invisalign: é um conjunto de placas que vão fazer todo o alinhamento dos dentes sem a necessidade do uso de braquetes.

– Como funciona?
Com o aparelho Invisalign já é possível ter uma previsão do tratamento.
A partir do momento que é feito o exame inicial, de forma digital, não sendo necessário o uso de massas para tirar moldes. É feito um scaneamento da boca e tudo mais é feito por sistema de computador.
O planejamento ortodôntico é feito todo de maneira virtual, trazendo uma revolução para o paciente, pois ele já consegue visualizar pelo programa do aparelho como vão ficar seus dentes após o tratamento.
Após a aprovação do planejamento o material é enviado para os Estados Unidos onde são confeccionadas as placas; o paciente recebe o conjunto de placas e conforme seu tratamento for avançando ele vai trocando uma a uma até chegar ao resultado desejado.
Sabendo o número de placas o paciente já consegue saber, exatamente, quanto tempo vai levar para finalizar o tratamento.

  • Contenção: É a fase final do tratamento ortodôntico, um aparelho usado para manter os dentes na posição conseguida evitando que volte a ficar torto.

“Quando é um aparelho removível a gente faz um molde da boca do paciente, enviamos para o laboratório onde esse aparelho vai ser confeccionado. Chegando do laboratório é feito a instalação.”

(Dra. Bethiza Campos)

Mais importante do que conhecer os TIPOS DE APARELHO é conhecer e CONFIAR no trabalho do PROFISSIONAL que está acompanhando seu tratamento, pois o uso de aparelho ortodôntico não é brincadeira, ele deve ser levando MUITO a sério.

Se você sente a necessidade de melhorar seu sorriso não deixe de pesquisar sobre o profissional
com quem você vai tratar, ele saberá como atingir, da melhor maneira possível,
o sorriso que você tanto deseja. Afinal 
aparelho sem um profissional,
especialista em ortodontia, por trás
 não faz milagre sozinho.

Agende uma avaliação com nossos especialistas!
⬇ CLIQUE ABAIXO⬇

Nossos casos ortodônticos

Fechar Menu