Tudo o que você precisa saber para colocar aparelho dentário no seu filho

Tudo o que você precisa saber para colocar aparelho dentário no seu filho
portrait of young pretty woman doing a censure gesture

Seu filho reclama da aparência dos dentes?

Seu filho tem dificuldades para sorrir em público por sentir vergonha dos dentes?

Seu filho sente dores de cabeças e nas articulações da mandíbula?

Seu filho possui dentes tortos e tem dificuldade na higienização?

Em muitos casos, o diagnóstico da necessidade do uso de um aparelho dentário pode ser feito assim mesmo: em casa. Portanto, se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, o ideal é procurar um profissional o mais rápido possível para avaliar a necessidade ou não de usar um aparelho.

Os dentes tortos podem atrapalhar a vida social do seu filho e serem uma bomba na saúde dele. Para entender mais, confira este texto com dicas sobre tudo o que você precisa saber para colocar aparelho dentário no seu filho.

APARELHOS DENTÁRIOS: O GUIA COMPLETO

Como funciona o aparelho dentário?

O aparelho dentário é, basicamente, um arco metálico capaz de movimentar os dentes, por meio de força, para o local correto.

É recomendado para qualquer pessoa?

Sim. Desde que não haja a presença de cáries ou gengivites. Para isso, consulte um especialista.

O aparelho machuca?

Os pacientes podem sentir um desconforto no início, ou quando o aparelho é ajustado, que duram apenas alguns dias.

Como é feita a higienização?

Os pacientes que usam aparelhos dentários precisam de uma higienização redobrada e mais cautelosa. Uma escova ultramacia é a mais recomendada para tal. É importante pedir recomendações de limpeza ao profissional que está realizando o tratamento no paciente, pois ele irá instruí-lo em como realizar uma higienização adequada.

E a alimentação? Muda algo?

Alguns alimentos devem ser evitados, como aqueles grudentos ou muito duros, como balas duras e amendoim, pois eles irão dificultar a higienização e podem causar quebra ou descolamento dos braquetes. Portanto, é bom evita-los.

Qual o tempo de tratamento?

Não há uma resposta única para essa pergunta: o tempo irá depender da necessidade do próprio paciente, podendo variar muito de um para o outro, pois cada pessoa tem um tipo de mordida e de arcada dentária.

O uso de aparelhos para crianças e adolescentes

Os mesmos cuidados e necessidades dos adultos, servem para as crianças e adolescentes. A diferença é que os dentes tortos podem atrapalhar ainda mais a vida social deles, que não possuem maturidade suficiente para lidar com as adversidades da escola e no grupo de amigos. Em caso de crianças pequenas, a higienização deve ser fiscalizada pelos pais. É importante conversar e auxiliar crianças e adolescentes sobre a importância do aparelho dentário, principalmente, quando há receio ou qualquer tipo de vergonha dos dentes.

Os pais que verificarem a necessidade do uso do aparelho dentário devem procurar, imediatamente, um profissional qualificado para o tratamento. O uso de aparelho dentário irá corrigir dentes tortos, e consequentemente irá melhorar a autoestima do seu filho, além de prevenir doenças futuras, já que o desalinhamento dos dentes prejudica a escovação.

Scalla – Centro Odontológico

Há mais de 10 anos construindo uma história de sucesso, a Scalla oferece um serviço qualificado. O centro busca a felicidade e autoestima de cada paciente, oferecendo atendimentos totalmente personalizados.

Entre em contato conosco, temos 2 unidades:

– Unidade em Taubaté: Rua Coronel Jordão, 71, no Centro – Telefone: 3631-3033.

– Unidade de Pindamonhangaba: Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, 713, Chácara Galega – Telefone: 3643-1008.

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco. É rápido e fácil.

Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO

Fechar Menu