Você sabe o que é Ortodontia?

Você sabe o que é Ortodontia?

” A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que estuda a prevenção o tratamento e a correção dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face.  As arcadas dentárias, a oclusão e as disfunções de mastigação. “
(Dra. Maristela Torres. Ortodontista – Scalla Odonto Pindamonhangaba)

Quais são as fases do tratamento ortodôntico?
Antes de iniciar as fases é necessário que se faça um diagnóstico do tratamento, no qual os exames iniciais estão inclusos. E somente após a aprovação do diagnóstico que é feita a colocação das peças do aparelho.

 1ª Fase – É a qual os dentes começam a se alinhar, engrenando-se uns aos outros, no mesmo plano e no mesmo nível. Logo na primeira fase o paciente já nota a diferença no sorriso.

2ª Fase É a fase de trabalho, na qual o ortodontista vai encaixar a mordida, dar o engrenamento correto da arcada de baixo com a arcada de cima, para que o paciente possa fazer todos os movimentos de mastigação corretamente.

3ª Fase – A terceira fase que é a de finalização e intercuspidação (encontro dos dentes superiores com os inferiores). É o momento em que o dentista está terminando de estabilizar o tratamento e alguns encaixes de dente para poder finalizar o tratamento corretamente.

Após essas 3 fases existe o período pós-tratamento que é chamado de controle. Neste momento é colocado a contenção, que pode ser móvel ou fixa (ficando por trás dos dentes). É neste período também que o paciente visita o profissional dentista de tempos em tempos para ver se teve alguma movimentação, se o habito que ele tinha antes, que aparentemente foi corrigido, se ele continua corrigido se nada está interferindo para que o dente volte a movimentar e se a contenção está bem adaptada.
O paciente aos poucos vai ficando sem a contenção, até que se crie uma estabilidade nos dentes. Que toda a parte periodontal (gengiva, ligamentos e ossos), que se formou, se adapte àquela nova mastigação e somente aí é possível remover a contenção.

” Quando a gente remove o aparelho ortodôntico do paciente, ele ainda está em tratamento. É a fase passiva do tratamento, a gente vai fazer o controle das contenções e aí ele acaba vindo numa frequência menor, mas é muito importante a presença dos pacientes nessas consultas. “
(Dra. Bethiza Campos. Ortodontista – Scalla Odonto Taubaté)

Quanto ao tempo para cada etapa. Ele varia de caso para caso, pois cada indivíduo é tratado dentro da sua particularidade, dentro da necessidade que tem.
A alta só é dada ao paciente após todos os trabalhos serem feitos e quando o profissional julgar que sua saúde bucal esteja plena, tanto a parte clínica quanto o tratamento ortodôntico, ou qualquer outro tratamento que ele venha a fazer.

Agora você sabe um pouco mais sobre essa especialidade da odontologia!!

Entre em contato pelo WhatsApp para mais informações!​

Fechar menu